top of page

Processamento Auditivo Central

O que é?

Processamento auditivo pode ser entendido como a forma que analisamos, classificamos, organizamos e interpretamos as informações acústicas. Envolve habilidades auditivas como: atenção, localização, discriminação, reconhecimento e compreensão auditiva.

O Processamento auditivo atua  no desenvolvimento da linguagem, fala e das habilidades acadêmicas/escolares.

Alguns indivíduos podem apresentar alterações nas habilidades auditivas e com isto um Transtorno/distúrbio do Processamento auditivo.

Para fazer o diagnóstico diferencial do Transtorno/distúrbio do Processamento Auditivo entre outras patologias com sintomas parecidos (Distúrbio de aprendizagem, TDHA...) é necessário que se faça avaliação específica do Processamento Auditivo.

Avaliação

Transtorno do Processamento Auditivo

Distúrbio do Processamento auditivo ocorre por déficits em um ou mais processos de localização sonora, discriminação do som, reconhecimento sonoro, desempenho auditivo em ambientes com sinais acústicos competitivos.

Indivíduos com transtorno/distúrbio do Processamento auditivo, mesmo tendo audição normal, inteligência adequada para a idade, motivação e boa saúde, podem apresentar dificuldades de compreender a fala, principalmente em ambientes com ruído, ser desatento, ter dificuldade no aprendizado escolar, dificuldade de memória, pedem para repetir informações, possuem alterações na fala, dificuldades na leitura e escrita, entre outros sintomas

Pode ser feita por meio de testes auditivos comportamentais e eletrofisiológicos.

Testes comportamentais avaliam as habilidades auditivas, a avaliação é composta por uma bateria de testes, com estímulos verbais e não verbais, apresentados via fone de ouvidos, e é realizada em cabine acústica.

O diagnóstico requer uma equipe multiprofissional: fonoaudiólogo (avaliação audiológica e de linguagem), Psicopedagogo, Neurologista

A avaliação é de suma importância para se identificar as habilidades alteradas e iniciar a intervenção e condutas adequadas para cada caso.

Tratamento: Fonoterapia
(Treinamento auditivo em cabine)

O Processo de reabilitação é realizado com ênfase na estimulação auditiva (baseada nas alterações encontradas na avaliação), podendo ser realizado o treinamento auditivo formal (em cabine acústica, com recursos tecnológicos que permitem controlar os estímulos verbais) ou treinamento auditivo informal.

Assim como a avaliação, também necessita da intervenção de uma equipe multiprofissional.

bottom of page